Olá Pessoal, sou o DJ Rafa proprietário da Hi-Fi Festas. Atuo como Dj há mais de 10 anos e fico me perguntando como deve ser difícil para vocês clientes na hora de escolher o DJ ideal para seu evento , já que existem tantos Dj e empresas de Som e Luz no mercado, como saber qual o melhor DJ para a minha necessidade?
Pensando nisso, listei abaixo 10 dicas super bacanas que podem te ajudar a conhecer melhor o trabalho do Dj e identificar qual perfil seria o mais ideal para você e seu evento.
Dica 1 – De a importância que o DJ merece: O DJ não é apenas mais um prestador de serviços da sua festa, ele possui a responsabilidade de interagir com os convidados e comandar o andamento da festa, portanto se você quer um DJ de verdade, não contrate somente por ele ter um preço muito bom, ou morar perto do local do evento. Contrate um DJ com sensibilidade para entender que aquela festa será um momento muito especial para você e ele é um dos grandes Responsáveis por tornar esse momento perfeito.
Dica 2 – Pesquise quem você esta contratando: Procure pesquisar sobre o DJ, a quanto tempo ele esta no mercado, se ele estudou para ser DJ , se tem algum curso voltado para a área (Sim, o DJ precisa estudar e muito, sobre musica, sobre técnicas de mixagem, sobre estilos musicais, além de estudar sobre os equipamentos que ele vai utilizar para tocar). Você confiaria em um Arquiteto que vai projetar sua casa, se ele te disser que aprendeu tudo sozinho ou com um amigo que era arquiteto ? Ou Prefere um que se formou em uma grande Faculdade e possui grande experiência na área?
Dica 3 – Repertório é Tudo: Sim, Repertório é fundamental (para quem nao sabe, o repertório é a sequencia de musicas que o Dj vai tocar na festa). Pergunte ao DJ qual o repertório musical que ele costuma tocar em suas festas, quais os ritmos? Eletrônico, Sertanejo, Axé, Funk, etc? Peça para ele te enviar um resumo das musicas que ele mais costuma tocar, assim você já consegue ver se esse DJ pode fazer sucesso com seus convidados. E caso contrate ele, converse sobre os ritmos que você quer e peça algumas músicas que não podem faltar.Mas procure sempre dar uma certa liberdade ao DJ para que ele possa surpreender você e seus convidados e também improvisar, caso os estilos escolhidos não estejam agrandando tanto a pista...
Dica 4 – DJ e a Arte da Mixagem: Mixar é a arte de misturar 2 musicas fazendo a transição de uma musica para a proxima que vai começar sem que fique algo muito perceptível para o público. Isso faz com que a pista de dança não pare de dançar porque a musica e o ritmo não param...Essa é uma das essências da Arte de ser Dj e com certeza um Dj que sabe fazer boas mixagens com um repertório bem bacana é o caminho para uma festa de sucesso.
Dica 5 – Procure Referências: Verifique se realmente ele cumpre o que Vende Pergunte ao DJ se ele possui algum material no Youtube, SoundCloud entre outros, dessa forma você poderá verificar se realmente ele sabe mixar, se sabe agitar uma festa.
Dica 6 – Fique atento ao Orçamento: Para não comprar Gato por Lebre, peça sempre um orçamento detalhado para o DJ, muitos lhe passam somente o Valor total do Serviço, dessa forma se você for comparar com outros orçamentos, você vai analisar somente o preço total, e isso pode te prejudicar muito, pois alguns utilizam mais equipamentos e com mais qualidade enquanto outros utilizam equipamentos menos confiáveis. Peça um orçamento detalhado, se possível com fotos e vídeos. Afinal você não vai querer que o equipamento do DJ pare de funcionar bem no meio da Valsa né?
Dica 7 – Conheça seu DJ: Se possível procure conhecer o DJ pessoalmente antes da Festa, entendo que o DJ que possui um bom site, material de divulgação e preço bom já sai na frente, mas o olho no olho com o cliente é que vai passar a confiança para que a festa seja um sucesso.
Dica 8 – O DJ conhece o local da festa ? Pergunte se uma visita técnica ao Local da Festa poderá ser feita, caso haja tempo para isso, é fundamental que o DJ conheça o espaço onde vai montar seu equipamento e trabalhar durante a Festa, questões muito importantes devem ser verificadas nesse momento pelo profissional, como o tamanho do espaço (será que vai caber o equipamento dele?), Carga e descarga , Voltagem das tomadas e segurança do local.
Dica 9 – Veja se o DJ sabe falar ao Microfone: Em algumas festas se faz necessário que o DJ também seja uma espécie de Mestre de Cerimônias, mas Atenção, procure entender que você esta contratando um DJ e não um Cerimonialista, mas mesmo assim, verifique se ele sabe se comunicar e se não é tímido na hora de falar em público. (Pois é, muitos DJs são muito tímidos, mas isso não significa que não seja um excelente DJ, apenas que não teria o perfil que você precisa).
Dica 10 – Não deixe de se Divertir: Na hora da festa procure relaxar e se divertir, pois chegou o grande Dia, ou Noite , você já fez sua parte, contratou o DJ, conversou com ele sobre o Repertório, explicou todo o roteiro da festa, agora é com ele, afinal se ele for um bom DJ ele também já se preparou para essa festa...Procure relaxar e curtir esse momento. O DJ esta lá para comandar a Noite e você o contratou para isso, portanto vamos deixar que ele mostre seu talento.O seu papel nesse momento será apenas de auxiliá-lo somente se ele pedir, pois acredite, nesse momento ele estará muito concentrado no andamento da festa.
Espero que essas dicas possam ter ajudado a conhecer melhor esse trabalho tão bacana que é o trabalho do Dj e que você consiga escolher com mais certeza o profissional certo para seu evento.
Quer um orçamento dos nossos Djs? Clique Aqui
Rafa DJ
Siga o Rafa no Instagram @rafa_dj.
Comments